Defensora ministra palestra no Educandário Santo Antônio

07/12/2010 #Administração

A defensora pública Ádia Ataíde ministrou palestra, no último domingo (5), durante o encerramento do Projeto "Reconstruindo o Ser – Uma Parceria Família e Escola", desenvolvido pelo Educandário Santo Antônio. Na palestra com o tema “Questões Subjacentes ao Divórcio e à Dissolução da União Estável”, a defensora abordou questões como “guarda e direito de visitas dos filhos menores”; “alimentos para os filhos e para esposa/companheira” e “partilha de bens”.

Iniciado em fevereiro de 2010, o projeto reuniu, no último domingo, de cada mês, mães de crianças assistidas pela entidade. Na oportunidade, foram proferidas palestras com temas escolhidos pelo próprio público-alvo. "Esse projeto representa uma iniciativa de grande importância, visto que traz no seu bojo a educação em direitos, que atualmente representa uma necessidade premente da sociedade, que anseia por conhecer seus direitos e as formas de acesso a eles. Projetos como este assumem relevância não apenas pela forma como atingem os participantes, mas também pelo efeito multiplicador que possuem", afirmou Ádia Ataíde.

A defensora Ana Lourena Mouniz, do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública, também participou do projeto com palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Educandário Santo Antônio foi criado em 1931 e fica localizado na Avenida Senador Brandão, n° 14, Cutim-Anil, onde funciona como orfanato, creche e educação infantil. Inicialmente a entidade abrigava os filhos de pessoas com hanseníase. Na época, a doença era vista como uma espécie de ameaça. Com o avanço da medicina, a hanseníase deixou de ser um reflexo de repugnância e a Instituição beneficente passou a cuidar de outros públicos.

Atualmente a entidade assiste 165 crianças. Grande parte é deixada por pais que não tem com quem deixar os filhos enquanto vão trabalhar. Já os órfãos permanecem na fila de espera por uma adoção.

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON