DPE/MA certifica 23 lideranças populares após conclusão de curso de formação no pólo Santa Inês

02/02/2024 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou na última terça-feira (30), na cidade de Santa Inês, a certificação do Curso de Formação de Lideranças Populares. A iniciativa buscou desenvolver nos participantes competências para que se tornem multiplicadores em suas comunidades, a fim de mudarem o contexto em que vivem e identificarem demandas coletivas.

O curso foi realizado por meio da Escola Superior da DPE/MA, com o apoio do Núcleo Psicossocial e do Núcleo Regional da instituição em Santa Inês. Em cinco módulos, foram abordadas temáticas relacionadas à justiça integral e gratuita, ao direito de liberdade, moradia e das famílias.

Ao todo, 23 pessoas finalizaram o curso de formação e aceitaram o desafio de aprender mais sobre a garantia de direitos, incluindo o combate ao sub-registro civil de nascimento e o acesso à documentação básica.

“A turma faz parte de um movimento da Escola Superior, juntamente com os defensores públicos do Núcleo Regional, de expandir o curso para além da região metropolitana de São Luís. Por esta formação, as lideranças comunitárias da cidade puderam aprender diversos temas do direito, repassados por defensores da região, bem como formadores da capital maranhense. Mais próximo das comunidades conseguimos manter o diálogo constante com a sociedade, é uma forma de exercerem os seus direitos sem a necessidade de intermediários”, afirma a diretora da Escola Superior da DPE/MA, Elainne Barros, que conduziu a solenidade de certificação.

Estiveram presentes os defensores públicos Uallasse Louzeiro, João Vitor Gonçalves e Hortência Miranda, a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Andreia Lauande, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Geizane Bastos, a vereadora Eliane Lira e o advogado Hilton Jovita, que participaram do ato solene representando a Câmara de Vereadores e a Subseção da OAB/MA em Santa Inês, dentre outras autoridades locais e representantes da sociedade civil, que mergulharam nesta importante jornada formativa.

“Foi um momento único com esses novos líderes que, a partir de agora, vão acessar direitos, em consonância com a comunidade, principalmente as inúmeras demandas que não chegam à Defensoria Pública. São questões que chegam às lideranças comunitárias e políticas do município e hoje eles sabem onde dirimir melhor. Isso tudo nos motiva a continuar com esse trabalho em diferentes núcleos do estado”, conta a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Andreia Lauande.

Representando os formandos, a professora Maria das Neves Costa falou da importância da capacitação ofertada pela DPE/MA. “Esse certificado é da minha comunidade, lugar onde eu atuo com muito amor e dedicação. É um certificado coletivo porque eu me propus a receber essa formação para ajudar aquelas pessoas que estão lá na ponta, na periferia e que não tem o acesso direto aos direitos”, ressalta.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON