Mães privadas de liberdade participam de ação do “Maternagem, Cárcere e Afeto” no Sesi Casarão da Indústria

29/05/2024 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Execução Penal (NEP) e da Escola Superior da instituição, promoveu nesta quarta-feira (29) ação do projeto “Maternagem, Cárcere e Afeto”, no Centro Histórico de São Luís. Em parceria com o Centro Tecnológico e Cultural da Indústria - Sesi Casarão da Indústria, foram realizadas atividades lúdicas e pedagógicas destinadas a mães privadas de liberdade e seus filhos.

“Esse projeto visa o fortalecimento e à manutenção dos vínculos familiares entre essas mulheres e suas famílias. Queremos proteger a infância dessas crianças, com programações que valorizem a maternidade, mesmo em situação de cárcere”, contou a defensora pública do NEP, Maiele Morais.

Para o gerente do Sesi Casarão da Indústria, Gabriel Maranhão, é uma grande alegria reforçar a atuação direcionada para as mulheres privadas de liberdade juntamente com a DPE/MA. “É um importante momento de interação, diferente dos dias atuais dessas mães. O Sesi, um instrumento de educação, de cultura e de gastronomia, tem o prazer compartilhar experiências e entregar a Casa para que essas pessoas possam viver uma tarde diferenciada”, avaliou.

Uma das assistidas pelo projeto “Maternagem, Cárcere e Afeto” afirmou que se sente privilegiada pela assistência recebida durante o evento. “É algo fora da rotina, do que a gente tem vivido. As crianças se sentem bem, apesar de toda a distância. Sinto várias coisas boas por ter um dia assim, sinto muita alegria. Ver minha filha sorrindo me dá esperança para voltar pra casa, é marcante, vai ficar guardado na memória. Não é sempre que a gente tem esses momentos, por isso eu sou grata à Defensoria Pública”, agradeceu uma das apenadas.

Durante a programação, foi realizada sessão de cinema com a exibição do filme “O Último Vagão” e oficina de biscoitos “Mãe e Filho na Cozinha”.

 

“Maternagem, Cárcere e Afeto”

Lançado em maio de 2022, na Unidade Prisional Feminina de São Luís, o projeto “Maternagem, Cárcere e Afeto” conta com a atuação do NEP e do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA). A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), tem como objetivo estimular as relações afetivas entre mães e seus filhos, com a garantia da convivência familiar e o exercício pleno da cidadania.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON