Foto:
Atender de forma eficaz e tratar bem quem mais precisa. Foi com foco nesses dois grandes objetivos que a Defensoria Pública do Maranhão iniciou, nesta sexta-feira (28), o Curso de Formação em Atendimento ao Cidadão. A abertura oficial foi realizada pelo subdefensor-geral, Gabriel Furtado, que ficou com a missão de apresentar a missão, a visão e os valores da DPE/MA aos participantes. Realizada na modalidade híbrida, ou seja, presencial e on-line, a capacitação é uma iniciativa da Escola Superior da DPE (Esdep), tem carga horária de 40h/aula e previsão de encerramento no dia 25 de março.
A diretora da Esdep, Elainne Bastos, comemorou as mais de 200 inscrições no curso, que reúne servidores, assessores e estagiários da Defensoria. “Com essa capacitação, pretendemos deixar o nosso atendimento ainda mais humanizado e eficiente para que o nosso assistido se sinta seguro e confiante de que sua demanda está em boas mãos”, destacou a defensora pública.
Durante a fala do subdefensor-geral, ele apresentou um panorama geral sobre as conquistas e desafios da instituição que, há 20 anos, promove acesso a direitos das populações vulneráveis. “Nosso processo de expansão caminha a passos largos e atividades dessa natureza são muito bem-vindas para que a prestação do nosso serviço esteja de acordo com padrões de excelência”, disse.
Conhecimento
As capacitações serão realizadas sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h, com aulas ministradas de forma presencial, no auditório da sede da DPE/MA, em São Luís, e transmitidas ao vivo para todos os núcleos do estado
No primeiro dia de atividades do curso, também foram ministrados mais dois módulos. Um deles teve como facilitadora a supervisora do Primeiro Atendimento da DPE na capital maranhense, a psicóloga Cleudes Cristina Lima. Com base em estudos e na experiência diária à frente da recepção dos assistidos, a servidora abordou o tema “Fluxo do atendimento presencial nos Núcleos da Defensoria Pública do Maranhão”.
“Esse é um material muito amplo e abrangente, que visa ajudar servidores e estagiários, na capital ou no interior. Por isso, a nossa ideia é que ele se transforme em um manual para ser acessado a qualquer momento”, afirmou a psicóloga.
Para encerrar, o defensor público Thiago Josino Macêdo falou sobre a CRC (Central de Atendimento ao Cidadão) e o atendimento por telefone e mensagem na DPE. O coordenador da CRC comandou o processo de fortalecimento das plataformas virtuais para acesso do assistido aos serviços da Defensoria, quando a pandemia da Covid-19 impôs às instituições públicas e privadas uma nova realidade, marcada pelo distanciamento social.
Thiago Josino também utilizou exemplos de situações vividas no cotidiano da instituição para mostrar a necessidade de treinamento constante das equipes de atendimento. “Esses aprimoramentos do atendimento são muito importantes e as mudanças ocorrem de forma muito rápidas, por isso, é muito importante que a gente também se atualize e oriente corretamente os nossos assistidos”, ressaltou o defensor público.
Ainda conforme a diretora da Escola Superior, o curso está dividido em atividades simultâneas, que são as aulas ministradas às sextas-feiras, presencialmente no auditório da sede da Defensoria Pública do Maranhão ou virtualmente por meio da plataforma Google Meet; e as atividades realizadas conforme o tempo e a rotina de cada pessoa, como os exercícios propostos pelos formadores e equipe de instrutores, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?