Foto:
Na manhã desta segunda-feira (17), a Defensoria Pública recebeu sinal positivo do presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, ao pedido de doação de geladeiras para as famílias de baixa renda mais atingidas pelas fortes chuvas, em municípios do interior do estado. Só para se ter uma ideia, em Mirador, passa de 140 o número de pessoas desabrigadas pelas enchentes que invadiram inúmeras casas no município.
A expectativa é de que, até a próxima semana, já se tenha a identificação das famílias mais afetadas e programar as doações com a Equatorial. Com a sinalização de viabilidade, a Defensoria Pública agora vai unir esforços às Secretarias de Assistência Social nesses municípios, para identificação das pessoas que se encaixam no perfil do programa de eficiência energética da Equatorial.
“Nosso papel é garantir o mínimo de dignidade a essas famílias, especialmente as mais vulneráveis econômica e socialmente, por isso viemos em busca dessa parceria com a Equatorial, que sempre está com a nossa instituição em ações desse tipo”, enfatizou o defensor-geral, Alberto Bastos.
“A Equatorial reafirma seu compromisso com a responsabilidade social. A Defensoria Pública faz parte desse processo de aproximação com os agentes públicos. Nesse sentido, o nosso propósito é sempre ajudar e estar sempre juntos”, ressaltou o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.
Parcerias
Na reunião para apresentação do pleito, o defensor-geral colocou as unidades móveis da DPE/MA à disposição de ações que envolvam a Equatorial, como as renegociações de dívidas e os mutirões para cadastro de consumidores no Tarifa Social, programa que acaba de alcançar a marca de 1 milhão de consumidores maranhenses inscritos.
“Ao longo dos últimos 5 anos, nós conseguimos fazer um belo trabalho em parceria com a Equatorial, e é muito satisfatório perceber o resultado desse trabalho. Foram inúmeras ações para cadastro de clientes como consumidores de baixa renda, gente que sempre teve esse direito e nem sabia”, comentou Alberto Bastos.
Também presente no encontro, o defensor público Luís Otávio Moraes Filho, que atua no Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), mencionou o quanto a parceria com a empresa impacta no avanço na resolução de questões consumeristas ligadas à Equatorial que foram solucionadas com base na mediação de conflitos, sem a necessidade de virarem processos na Justiça.
“Hoje, diferente do que ocorria no passado, nós temos uma linha direta com a Equatorial, e quase todas as demandas que chegam ao Nudecon são resolvidas extrajudicialmente. Isso é bom para os cidadãos, que veem o próprio direito assegurado, e para a empresa, que evita o desperdiço de recursos com a judicialização de processos”, pontuou.
Durante a reunião, ocorrida na sede da Equatorial Maranhão, também se tratou sobre a oferta de cursos de capacitação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, vítimas de violências doméstica e mães solo, que tanto precisam ter a própria renda.
“Parcerias que favorecem a cidadania. Assim são as nossas buscas, quando decidimos alinhar projetos com outras organizações e entidades, tanto na esfera pública quanto na privada. Juntos, podemos promover grandes transformações sociais”, concluiu o defensor-geral, Alberto Bastos.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?