Foto:
Após dois meses de palestras, debates, discussões e trocas de experiência, chegou ao fim, nesta quinta-feira (16), mais um Curso de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Foram quase 100 educadores formados, durante solenidade virtual com a condução do subdefensor-geral Gabriel Furtado, contado com a participação do secretário Estadual de Educação, Filipe Camarão.
Com isso, a turma intitulada “Maria Firmina dos Reis”, composta por professores da rede estadual de ensino, está apta para ampliar o desenvolvimento educacional de jovens estudantes, com a multiplicação de uma consciência cidadã fortalecida nas premissas dos direitos humanos.
“É importante o educador estar sintonizado culturalmente com o contexto social dos seus alunos e das suas famílias, para que estabeleçam relações concretas que oportunizem a transformação da realidade destes jovens. Só temos a agradecer ao secretário Felipe Camarão, ao Governo do Estado, aos organizadores, pela atenção, esmero e o espirito de coletividade que todos geriram esta parceria”, destacou Gabriel Furtado.
“Foram momentos que possibilitaram aos nossos educadores o acesso a um conhecimento fundamental para suas vidas, para o dia a dia do aluno, dos pais, amigos, vizinhos destes jovens, que sofrem violações e têm direitos que poderá conhecer a partir de agora. Gratidão por viabilizar esta importante ferramenta de cidadania para todos os participantes”, destacou Felipe Camarão.
O curso é fruto de uma parceria sólida entre a Defensoria Pública e a Seduc, contando com aulas e palestras ministradas por defensores públicos, que, em diferentes módulos, puderam dividir conhecimento, informação e experiência com os educadores de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Presidente Dutra, Rosário, São João dos Patos, Santa Inês, São Luís, Timon, Viana, Zé Doca.
Segundo a diretora da Escola Superior da DPE, a defensora pública Elainne Barros, a instituição tem como uma de suas missões constitucionais a garantia de direitos humanos, por meio da sensibilização da sociedade e da educação, beneficiando, sobretudo, cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade. "Nós acreditamos firmemente que a educação em direitos é uma poderosa ferramenta de transformação social e cidadania na medida em que subsidia os atores sociais com os conhecimentos necessários à busca e efetivação de direitos", concluiu.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?