Solidariedade: Defensoria Pública recebe 168 cartinhas de crianças da zona rural de São Luís com pedidos de Natal

12/11/2021 #Administração
img

Foto:

“Eu te amo, Papai Noel!”. Foi com lápis e giz de cera que a criança, de 7 aninhos, escreveu a declaração ao “bom velhinho”, coloriu a árvore de Natal e enfeitou a bicicleta com que sonha um dia poder brincar. “Sou uma criança inteligente, feliz, carinhosa com mamãe. Gosto de comer mingau e brincar. Para este Natal, desejo uma bicicleta do Batman ou um patinete”, escreveu o garotinho, que é aluno da UEB Evandro Bessa, localizada no bairro Coqueiro, zona rural de São Luís. A cartinha dele é uma das 168 que foram recebidas pela Defensoria Pública do Maranhão nesta sexta-feira (12), por meio da campanha “Papai Noel dos Correios”.

Interrompida somente no Natal de 2020, por causa da pandemia da Covid-19, a campanha sempre contou com o envolvimento dos defensores públicos e dos servidores que atuam na DPE/MA. As cartinhas são catalogadas e distribuídas entre as pessoas que se sensibilizam, com o fato de que muitas famílias não têm condições de presentear as crianças. “Pode parecer um sonho ou um desejo sem tanta importância para muita gente, mas para nós aqui na Defensoria, poder entregar um brinquedo a esses pequeninos é muito simbólico. Ter acesso ao lazer, ter uma infância feliz, tudo isso é direito da criança”, destaca Alberto Bastos, defensor-geral do Maranhão.

As crianças que escreveram as cartinhas têm entre 3 e 7 anos de idade, portanto, estão na educação infantil. É nesse momento da vida que, segundo os psicólogos, ocorre a formação da personalidade do indivíduo. Ao deixarem a criatividade fluir na confecção das cartinhas, os pequeninos desenvolvem também a capacidade de exercitar a esperança, sentimento que muito tem sido buscado nestes tempos de pandemia. “A gente sempre recebe com muito carinho essas cartinhas, porque não se trata apenas de algo material que a gente doa. Ao presentear uma dessas crianças, a gente mostra que sonhar vale à pena, que desistir nunca deve ser uma opção”, comenta Socorro Boaes, chefe da Assessoria de Comunicação da DPE.

Arrecadação

As cartinhas foram entregues pelos Correios e agora serão catalogadas, para melhor controle e distribuição entre defensores e servidores da instituição. Este ano, a entrega dos presentes ocorrerá no dia 10 de dezembro, na própria comunidade. Por isso, as doações da Defensoria deverão ser arrecadadas até o dia 30 de novembro (terça-feira).

“A gente vai realizar a organização ao longo desta sexta-feira e começar a distribuição das cartinhas o mais rápido possível, para que todos possam contribuir com esse momento marcado por solidariedade, empatia e amor ao próximo”, ressaltou Catarina Pinheiro, chefe da Divisão de Logística e Consumo Consciente da DPE.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON