Defensoria Pública promove atividades de valorização da pessoa idosa

01/10/2021 #Administração
img

Foto:

Instituição fundamental para a garantia de direitos da pessoa idosa e de políticas públicas voltadas ao bem-estar do segmento, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou, na manhã de sexta-feira, comemoração alusiva ao Dia Estadual, Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, este ano com o tema “Valorizando a Arte de Envelhecer”.

A abertura do evento foi conduzida pelo subdefensor-geral do Estado Gabriel Furtado, acompanhado pelo titular da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedipop), Francisco Gonçalves, e pelo promotor de Justiça do Idoso, Augusto Cutrim, além de representantes de entidades que integram a rede maranhense de proteção e defesa do idoso.

Gabriel Furtado destacou a importância de estimular entre os idosos o protagonismo, a inclusão e o respeito. “Estamos firmes em nosso objetivo de garantir direitos, bem como, e ainda mais importante, de oportunizar ações que estimulem o idoso a ser protagonista de sua história, para que tenham o justo envelhecimento ativo, saudável e participativo na sociedade”, afirmou.

Em seu discurso, Francisco Gonçalves elogiou a Defensoria na busca pelo fortalecimento da rede de defesa da pessoa idosa e reafirmou o compromisso do Estado em beneficiar a pluralidade, incluindo o idoso. “Precisamos pensar e executar ações inclusivas como esta de hoje, que suscitem discussões sobre valorização e direitos de diversas populações, sejam pessoas idosas, população LGBTQIA+, crianças e adolescentes”, disse Gonçalves.

“A Defensoria e o Ciapvi, novamente, estão de parabéns, por mais um grande evento que valoriza a pessoa idosa. Que estimula o respeito da sociedade a este segmento que só vem crescendo. Importantíssimo contar com parceiras de luta imbuídas no sentimento de garantir direitos, bem como multiplicar ações que garantam um envelhecimento sadio para estes cidadãos que muito fizeram por nós”, ressaltou o promotor de Justiça Augusto Cutrim.

Houve uma vasta programação, que incluiu apresentação virtual do coral Vozes da Sabedoria do Sesc, além de uma performance teatral do professor Tácito Borralho, exposições de tela e fotografia produzidas pelos idosos do PAI e oficina de pintura das obras da artista plástica maranhense Dila, sob a coordenação do Grupo de Estudo Velhice, Cultura e Sociedade, do IFMA. Dila é dona de um rico acervo de pinturas, desenhos, esculturas e ilustrações, “É um momento de muita emoção, não só para mim, mas para vários artistas que vivem da arte, da criatividade. É um reconhecimento pelo que fiz e que até hoje se vê em galerias e durará por muitos anos”, destacou Dila.

Na ocasião, Dila e a assistente social Socorro Ramos foram homenageadas com a entrega, pela Defensoria, de uma Moção de Aplausos e Reconhecimento. 

Também participaram do evento os defensores públicos titulares do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência, Saúde e Pessoa Idosa, Cosmo Sobral e Vinicius Goulart; a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic; o diretor do Solar do Outono, Glécio Sandro Silva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Debora Jathay; além da médica geriatra Jacira Serra.

O evento contou com o apoio de instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o Fórum de Entidades Maranhenses de Defesa da Pessoa Idosa (Femadi) e a Associação de Arteterapeutas do Maranhão (Aama).

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON