DPE encerra turma de mestrado em Direito Constitucional realizado pela Universidade Federal Fluminense

19/12/2023 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio de sua Escola Superior (Esdpe), realizou, nesta segunda-feira (18), cerimônia de conclusão do mestrado interinstitucional de defensoras e defensores públicos no curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento foi conduzido pela diretora da Escola, a defensora pública Elainne Barros, com a participação do defensor-geral Gabriel Furtado, da 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques, do corregedor da instituição, Aldy Mello Filho, bem como membros da carreira que receberam a certificação.

"A gente queria atingir uma forma de conhecimento voltado para a prática, mas sem perder o rigor acadêmico e, assim, entregar aos nossos defensores um processo exitoso para que eles também fossem transformados. A parceria com a UFF contribuiu para uma mudança estrutural que ficará marcada para sempre", afirmou Gabriel Furtado.

O programa de pós-graduação em Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFF visa instituir um campo de produção de conhecimento avançado sobre as instituições político-jurídicas estatais e supraestatais, vinculando-as aos fundamentos teóricos e históricos originais de sua formação.

"A instituição se sensibilizou quanto a importância deste tipo de formação e investiu para que a Defensoria tenha defensoras e defensores ainda mais capazes, por meio de um mestrado tão importante em parceria com a UFF", destacou Elainne Barros.

Quem também participou da solenidade foi o professor coordenador do programa de pós-graduação da UFF, Pedro saavedra avzaradel. Ele esteve acompanhado pelo professor coordenador do projeto de mestrado interinstitucional UFF/DPEMA, Wilson Madeira Filho.

“O objetivo é criar uma rede de atuação junto com aqueles que já militam no dia a dia, que é o caso da Defensoria e aqueles que estão no campo acadêmico. Desta forma, agregamos a leitura crítica da academia com a atuação prática que o órgão tem. Um ajuda um outro, um aprende com o outro”, concluiu o professor Wilson.

 

Defensoras e defensores públicos formados:

 

Aécio Moura E Silva

Alberto Pessoa Bastos

Bruno Antônio Barros dos Santos

Bruno Dixon de Almeida Maciel

Camila da Fonseca Bonfim

Cristiano Matos de Santana

Davi Rafael Silva Veras

Débora Alcântara Rodrigues

Frank Lúcio Dantas Noronha

Lindevânia de Jesus Martis

Maiele Karem França Morais

Manuela Saraiva Correia

Marcos Fort

Werther de Moraes Lima Junior

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON