Defensoria doa 2,5 toneladas de resíduos eletrônicos para cooperativa de reciclagem

17/09/2021 #Administração
img

Foto:

Cerca de 2.500 kg de resíduos eletrônicos que poderiam ser descartados e poluir o meio ambiente receberão uma nova destinação. É que a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) doou esse montante, na última semana, à COOPRESL – Cooperativa de Reciclagem de São Luís. Os equipamentos inutilizáveis foram recolhidos durante a campanha de preservação do meio ambiente da qual a DPE é parceira.

Foram doados equipamentos como TVs, rádios, monitores, computadores e impressoras que já se encontravam em desuso no âmbito da Defensoria ou que foram devidamente descartados por assistidos e funcionários da instituição.

Após a doação à cooperativa, os equipamentos eletrônicos são pesados e vendidos para outra empresa, que dá o devido destino aos componentes, evitando assim impacto ambiental e ao ser humano, tendo em vista que o lixo eletrônico pode ter mais de 20 tipos de componentes prejudiciais à saúde.

De acordo com a tesoureira administrativa da COOPRESL, Maria José Castro, a doação foi muito bem recebida. “Essa doação vai nos ajudar muito porque pegamos uma quantidade muito boa de material, que vai melhorar a renda de cada um dos 33 cooperativados que são pessoas de baixa renda”, disse.

Segundo o subdefensor Gabriel Furtado, o apoio da Defensoria à campanha soma-se às demais iniciativas da instituição, que também tem como foco a sustentabilidade. “Entre as outras práticas da DPE, estão a inauguração de núcleos ecológicos montados em contêineres e dotados de placas solares, a substituição do uso de copos descartáveis por copos e garrafas individuais entre os membros da instituição e o compartilhamento de transporte. São várias iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente, bem como para a economia de recursos”, destacou.

A campanha, que foi idealizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da OAB-MA, recebe o apoio de várias instituições. Cada parceiro instalou pontos de coleta em pontos estratégicos. Ao todo, são nove pontos montados em São Luís: sede da OAB, Fórum Desembargador Sarney Costa, Reserva do Rangedor, Reserva do Itapiracó, Condomínios da Empresa Tullios, Fiema, Ceuma e Parque do Bom Menino, além da sede da DPE/MA.

De acordo com a chefe da Divisão de Logística e Consumo Consciente da DPE, Catarina Pinheiro, a campanha permanece em vigor pelos próximos meses. Defensores públicos, servidores ou qualquer interessado podem fazer suas doações no ponto de coleta da Defensoria. Podem ser descartados itens como telefones, teclados, DVD’s, vídeo cassetes, celulares, carregadores, baterias de carro, fios, cabos, entre outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON