Foto:
Defensoras e defensores públicos, na capital e no interior do estado, participaram das atividades da 22ª Semana do Encarcerado, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). Este ano, o encontro teve o tema “Evolução e Universalização da Educação e do Trabalho Prisional no Maranhão”.
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), inclusive, tem sido parceira em estratégias que possibilitam a ressocialização do encarcerado e, consequentemente, sua volta à sociedade. Além do atendimento regular nas unidades prisionais para garantia de direitos, a instituição ainda oportuniza a pessoas presas o apoio na implantação dos chamados Econúcleos, que são unidades de atendimento montados em contêineres, ampliando o acesso à Justiça para milhares de cidadãos.
Na programação, em São Luís, as defensoras públicas Julyana Patrício de Almeida, Maiele Karen Morais, Suzana Castelo Branco e os defensores Emanuel Accioly e Paulo Costa percorreram unidades prisionais de ressocialização masculinas e femininas, levando palestras, debates, informações para as pessoas privadas de liberdade. Além dos defensores, também participaram das visitas a ouvidora da DPE, Fabíola Diniz, e colaboradora do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT.
Os representantes da DPE tiraram dúvidas sobre a atuação da instituição nos processos criminais, mostrando aos detentos os benefícios existentes na Lei de Execução Penal (LEP) e possíveis pedidos que podem ser conseguidos em favor dos internos. Em suas palestras, os defensores abordaram temas como os efeitos da falta grave na execução da pena; a educação no cárcere e seu papel de transformação social; trabalho e estudo no cárcere, como instrumentos para redução de danos durante o cumprimento da pena, dentre outros. No último dia de atividades, as defensoras públicas Suzana Camillo, Julyana Patrício e Maiele Moares, com apoio da assistente social Yasmim pereira, participaram de aulas de dança, conduzidas pela professora Dyanne Santana, na unidade feminina.
Interior - A DPE de Pinheiro também participou da programação da Semana, onde o defensor Gil Faria ministrou palestra sobre “Direitos e garantias na execução penal”, esclarecendo dúvidas de parte dos mais de 60 detentos a respeito de benefícios como a progressão de regime, livramento condicional, saída temporária.
Em Imperatriz, os representantes da instituição, os defensores públicos André Jacomin e Arthur Moura, estiveram na UPR da região, palestrando e adotando providências quanto ao processo de internos, informações inerentes aos processos judiciais. Neste mesmo contexto, as defensoras públicas Jéssica de Oliveira, de Colinas, e Hortência Costa, de Ze Doca, participaram de diálogos com pessoas privadas de liberdade, ressaltando as alterações da lei anticrime, remição da pena, dentre outros assuntos.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?